Dança na chuva?

29-09-2012 11:43

Não podemos dançar até que aprendamos a lamentar. 
Janelle R. Wangle, com Jayleen Wangle

            Quase todo mundo já ouviu um anônimo dizendo: "A vida não é sobre esperar a tempestade passar, mas aprender a dançar na chuva." Eu me pergunto o que o autor original quis dizer com "dançar"? Se eles queriam dizer que nós apenas dizemos a nós mesmos para ser feliz, ou pelo menos fingir ser feliz e "olhar para o lado positivo", então eu discordo com o provérbio. Mas se a dança significa ter intimidade com Deus, então eu concordo plenamente.

        A última linha da canção de Michael Card "Underneath the Door", diz: "A dor é a caneta que escreve as músicas e eles nos chamam de frente para dançar."O cartão está nos chamando para dançar as músicas que a dor tem escrito para nós. Estas canções são escritas em tons maiores e menores. Muitas vezes eles não são "bonito", e de fato são bastante dura, mas o produto final é uma obra-prima.

        Aprender a Lamentar

        Como podemos dançar essas músicas? Por ser real com Deus. Essa é a única maneira que podemos verdadeiramente adorá-lo. Deus quer tudo de nós, não apenas o nosso agradecimento  e nosso amor, mas tambem a nossa raiva, frustrações, medos, dúvidas, e assim por diante. Se não pararmos de esconder coisas , estamos sendo desonestos e, portanto, não pode adorá-lo de todo coração.


        Michael Card diz em Um Guia Sagrado Sorrow Experiência ,A maneira de ter intimidade com Deus é através de lamento, que é mais do que apenas ser triste. Lamento é algo que muitos cristãos no Ocidente nunca tiveram  ouvido falar, ou se têm, provavelmente foi em um contexto negativo. Mas pelo menos um terço dos Salmos são lamentos e há um livro da Bíblia chamado "Lamentações". E considerar Jesus na cruz. Todo mundo que estava familiarizado com o Velho Testamento sabiam que ele estava citando o Salmo 22 , quando ouviu o seu grito angustiado: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Ele também lamentou, no Jardim do Getsêmani, quando ele implorou a seu pai para retirar o copo que estava prestes a beber. Foi tão intenso que ele até suou gotas de sangue ( Lucas 22:39-44 ).

        Muitos [lamentos] são pungentes, como o lamento de Davi por seu amigo Jônatas em 2 Samuel 1:19-27 . Mas outros estão cheios de medo ( Salmo 55:5 ), confusão ( Salmo 13 ), ou mesmo a mais negro ódio ( Salmo 109 ). De facto, toda a gama de emoções humanas é para ser encontrada nos lamentos da Bíblia.

        Paulo escreve em Filipenses 3:10 : "Quero conhecer a Cristo, sim, conhecer o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos , tornando-se semelhante a ele na sua morte "(grifo meu). Lamento é o único caminho que podemos conhecer a Cristo na comunhão de seu sofrimento. Na frente de um guia Sagrado Sorrow Experience , Ken Cope escreve:

        Nossa visão tradicional do luto é que ele deve ser reservado para os funerais e tragédias. No entanto, se realmente quisermos encontrar Deus e crescer em nosso relacionamento com Ele, então a nossa atitude em relação ao sofrimento deve mudar de vê-la como um incômodo e um visitante indesejado, maisa vê-lo como um companheiro querido e fiel que é parte integrante de nossa jornada diária com Deus. Ele está lá para nos permitir entrar no coração de Filipenses 3:10 , que é um convite para compartilhar a comunhão de seu sofrimento. Quando nós permitimos sentir quebrado e sozinho, ganhamos uma pequena medida de compreensão do sacrifício que Cristo fez por nós em ir para a cruz e ser quebrado por nós. O Luto nos atrai para o próprio Deus de uma forma que não poderia ser realizado através de quaisquer outros meios.

        Durante uma conversa que tive com minha irmã, ela me disse que uma das razões da igreja no Ocidente se recusa a lamentar é que ele confunde com resmungando. Através da leitura Êxodo ela foi capaz de ver a diferença. Todo o propósito de lamento é levar-nos ao ponto de desejar a presença de Deus.

        Os filhos de Israel já teveram a presença de Deus na forma de uma nuvem de dia e uma coluna de fogo durante a noite, e eles ainda reclamaram de comida e bebida, mesmo dizendo que preferia estar no Egito como escravos. Eles nunca souberam  que sua presença foi e é sempre o suficiente, e por isso eles não confiaram em Deus e só viram as suas atuais necessidades físicas. Deus ficou mais uma vez com raiva deles porque ele sabia que eles não confiaram ou desejá-lo, e para a sua punição iriam vagar no deserto por 40 anos, até que a geração toda morre-se. Eles nunca viram  a Terra Prometida ( Sl. 95:8-11 ).

        O que Jó pode Nos Ensinar

             Durante um retiro de mulheres este ano, o nosso orador disse que quando sua filha era adolescente, ela foi diagnosticada com câncer e teve que fazer quimioterapia. Sua filha, que agora é uma adulta, vê Jó apenas como alguém que reclama de seus infortúnios. Ela não chegou ao coração do livro de Job. Job e aqueles de seu tempo (e alguns do nosso tempo) acreditavam que aqueles que eram bom iriam de viver uma vida feliz e aqueles que eram ruim iriam viver uma vida triste e maldito. Deus mostra-no que isso não é verdade.

        Jó queria uma coisa ao longo de todo o livro, ele queria uma audiência com Deus. Sim, Jó queria que Deus justifica-se e responde-se às suas perguntas, mas isso soa como um homem que estava reclamando sobre sua situação?

  Porque eu sei que o meu Redentor vive,
 e que por fim se levantará sobre a terra.
  E depois de consumida a minha pele,
contudo ainda em minha carne verei a Deus,
  Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos,

e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior! ( Jó 19:25-27 )

        Job de fato teve a audiência com Deus. Mas, em vez de Deus responder a suas perguntas, Deus diz que seus caminhos não são os caminhos do homem e isso Job não podia a entender. No temor de Deus, Jó diz: "Eu sei que você pode fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado .... Meus ouvidos já tinham ouvido falar de você, mas agora os meus olhos te vêem" ( Jó 42:2 , 5).

    A diferença entre resmungos e Lamento

       Quando resmungamos, nos concentramos em nós mesmos e vemos apenas as nossas necessidades físicas. Nós não queremos a presença de Deus. Lamento é, e sempre será, uma maneira de nós sermos real com Deus, dando-lhe todas as nossas emoções, feliz, triste, irritado, e assim por diante. E no processo de ser real, desejamos uma coisa: presença íntima de Deus (...)

    Todos nós temos uma escolha: podemos resmungar, podemos fingir e usar máscaras, ou podemos ser real. Sendo varais reais fora da tentação de resmungar e nos dá a liberdade de tirar nossas máscaras, buscar a presença de Deus, e dança para a dor canções foi escrita por cada um de nós.

Janelle R. Wangle é um poeta e um escritor freelance da prosa. Sua irmã Jayleen ajuda a editar e refinar seu trabalho.

Dance in the Rain?

We can't dance until we learn to lament.

Janelle R. Wangle, with Jayleen Wangle

Texto a ser editado e traduzido por,

Marcio Zebedeu

Share |